Caixa destina R$ 3 bi a linha de crédito para Santas Casas e hospitais filantrópicos
Também foi anunciada como reforço das medidas de enfrentamento da pandemia a possibilidade de pausa de 180 dias em contratos de crédito das entidades e de ampliação do prazo de pagamento A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira a destinação de R$ 3 bilhões para linha de crédito para as Santas Casas e hospitais filantrópicos neste ano. Além disso, também foi divulgada a possibilidade de uma pausa de 180 dias em contratos de crédito, a ampliação do prazo de pagamento de 84 para 120 meses e a disponibilização da nova modalidade Caixa Hospitais Pós, que tem taxa pós-fixada de 0,29% a.m. + CDI, 42% menor em relação às atuais.
As medidas de apoio às Santas Casas e aos hospitais filantrópicos foram anunciadas pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em evento no Palácio do Planalto com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes.
O anúncio tem como objetivo reforçar as medidas de combate ao coronavírus, auxiliando instituições que estão na linha de frente. Neste sentido, as entidades podem solicitar pausa nas operações já contratadas do Caixa Hospitais, Caixa Giro SUS e Caixa Hospitais FGTS. Já na linha Caixa Hospitais Pós, segundo o banco, as Santas Casas e hospitais filantrópicos podem utilizar os recursos para investimentos ou para compor fluxo de caixa, com carência de até seis meses para pagamento da primeira parcela, podendo escolher a melhor alternativa de aplicação frente à sua realidade financeira.
O Caixa Hospitais é uma linha de crédito destinada às entidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), que tenham recursos financeiros a receber do Ministério da Saúde referentes aos serviços ambulatoriais e de internações hospitalares prestados. Em 2020, a Caixa já havia reduzido a taxa média da carteira em 45% das praticadas até 2018. O desenho da nova modalidade permitirá às entidades acessarem condições ainda melhores, de acordo com seu perfil.