PicPay contrata executivo que trouxe a Uber ao Brasil

Segundo a empresa, Guilherme Telles chega para impulsionar todas as frentes de negócios num momento de grande crescimento do PicPay Em mais uma investida nos altos cargos executivos, o PicPay, carteira digital controlada pelo Banco Original, anuncia a contratação do ex-número um da Uber no Brasil, Guilherme Telles, para assumir os cargos de Chief Marketing Officer (CMO) e Chief Strategy Officer (CSO). Segundo a empresa, ele chega para impulsionar todas as frentes de negócios num momento de grande crescimento do PicPay. A plataforma atingiu, nesta semana, a marca de 49 milhões de usuários.

Nosso objetivo com a chegada de Telles é dar continuidade à forte expansão dos últimos anos, com a criação de novos produtos e serviços, nos consolidando como uma empresa de tecnologia relevante e potencializando todas as frentes do negócio, explica José Antonio Batista, CEO do PicPay, em nota.

O executivo responderá diretamente ao CEO da empresa e terá sob a sua gestão duas áreas: growth, responsável pelas estratégias de customer lifetime management, product growth e performance. e marketing.

Experiência na Uber
Telles, mais conhecido como Gui Telles, foi responsável por trazer a Uber para o Brasil em 2014. Durante a sua liderança, o Brasil se tornou a maior operação da empresa no mundo. Em 2018, a convite da Uber, ele se mudou para Nova York, onde foi cuidar das operações globais da empresa na frente de micromobilidade (patinetes e bicicletas elétricas).

Em 2020, o executivo saiu da Uber para se tornar sócio do Atlantico, fundo de Venture Capital da mesma firma por trás do Canary. Agora, Telles deixa de participar do dia a dia do fundo e passa a ser um venture partner, ajudando em decisões de investimento. O envolvimento de Telles com o fundo permite que ele se mantenha conectado ao ecossistema de startups e atento às inovações desse universo, fundamental para o PicPay.

Além da experiência no segmento de tecnologia, Telles também tem passagens pelo The Boston Consulting Group e Peixe Urbano. O executivo possui MBA em Stanford e é graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A contratação veio um dia após a saída inesperada do Rômulo Dias do cargo de vice-presidente financeiro e de relações com investidores da companhia. O ex-Cielo e PagSeguro havia assumido o cargo há mais de um mês e, segundo comunicado do PicPay, saiu por “por uma decisão pessoal”.

Segundo o Valor apurou, as contratações de “peso” — que também contam com a entrada de Fábio Plein, que comandava o Uber Eats, e Eduardo Chedid, ex- CEO da empresa de cartões Elo — fazem parte do processo para abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) no exterior do PicPay ainda neste semestre.

Share