Cielo: Posição sobre transações no WhatsApp deve ser dada pelo Facebook ou Visa e Mastercard

O Banco Central concedeu na última terça-feira autorizações para o funcionamento de dois arranjos de pagamento classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago, domésticos, instituídos pela Visa e Mastercard. e autorização para uma instituição de pagamentos na modalidade iniciador de transações, para o Facebook.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, a Cielo afirma que em relação ao projeto para viabilizar transações no aplicativo WhatsApp ela se insere como prestadora de serviços. “No que se refere às funções de transferência de recursos entre usuários, a companhia informa que qualquer posicionamento deverá ser dado pelo Facebook ou pelas bandeiras Visa e Mastercard”.

A Cielo diz ainda que as aprovações referem-se exclusivamente a transações de transferências. “A companhia manterá seus acionistas e o mercado informados sobre quaisquer atualizações relativas ao tema.

As transferências entre pessoas serão gratuitas. Os pagamentos em lojas, ainda não liberados pelo BC, devem seguir a lógica do credenciamento de estabelecimentos – assim como se dá em transações de cartões.

Na última terça-feira, ao Valor, o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, afirmou que caberá à credenciadora fazer o processamento de todas as transações iniciadas no aplicativo de mensagens. “Teremos na sociedade mais uma opção de transferências entre pessoas, muito importante nesta transformação digital e que promoverá a inclusão de uma grande quantidade de brasileiros em meios de pagamento”.

Imagem retirada do Twitter / Cielo

Share