Espero que em prazo curto Caixa permita Pix com auxílio emergencial, diz Mello, do BC
Banco diz que transferência desses recursos por meio do sistema será liberada a partir de maio, mas Mello avalia que há espaço para a autoridade monetária atuar nesse caso O diretor de organização do sistema financeiro e resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, disse esperar que a Caixa Econômica Federal autorize em breve a transferência via Pix dos recursos do auxílio emergencial.
Espero fortemente que em um prazo curto a Caixa já consiga permitir Pix [para transferências do auxílio emergencial], disse nesta segunda-feira em evento virtual organizado pela Prospectiva Consultoria.
Segundo a Caixa, a transferência via Pix desses recursos será liberada a partir de maio. De acordo com o diretor do BC, no entanto, há espaço para a autoridade monetária atuar nesse caso.
O regulamento do Pix diz que qualquer conta transacional em uma instituição de pagamento que tenha mais de 500 mil contas transacionais tem que oferecer o serviço do Pix. Estando em desacordo, isso vai ser oficiado e vai ser aberto um procedimento de fiscalização, disse.
Pinho de Mello também destacou que atualmente há 210 milhões de chaves cadastradas do Pix, sendo 77 milhões por pessoas físicas e cinco milhões por pessoas jurídicas. Cada pessoa, seja ela física ou jurídica, pode ter mais de uma chave.
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

