Cenário é de prudência porque dados ainda não contemplam 2ª onda de covid, diz BC
Relatório de Estabilidade Financeira diz que, embora não seja o esperado, recente e agudo aumento de casos pode levar a perdas com crédito superiores às estimadas O Relatório de Estabilidade Financeira (REF) divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central afirma que o cenário é de “prudência” porque os dados ainda não contemplam a segunda onda da Covid-19.
“Os primeiros sinais para 2021 também foram positivos, mas o cenário é de prudência, uma vez que esses dados ainda não contemplaram os efeitos do recente e agudo aumento de casos de Covid-19”, afirma do REF. “Embora não seja o esperado, esse cenário pode levar a perdas com crédito superiores às estimadas.”
Leia também: Crédito para PJ deve desacelerar. para pessoa física, requer cautela, aponta BC
Segundo o relatório, uma eventual reversão na atividade econômica provavelmente seria seguida por rápida recuperação, especialmente no segundo semestre, na medida em que os efeitos da vacinação sejam sentidos de forma mais abrangente.
O relatório afirma que o mercado continua preocupado com os desdobramentos da pandemia.
Segundo pesquisa feita com instituições financeiras, o setor mantém “atenção elevada com a inadimplência e com a redução da atividade econômica”.
Segundo o REF, as instituições financeiras acreditam que atrasos na vacinação e o surgimento de novas cepas do coronavírus podem prolongar a crise sanitária e exigir mais gastos para proteger a população vulnerável e incentivar a economia. Isso aumentaria o já elevado risco fiscal.
“Não obstante, a confiança das instituições financeiras na estabilidade financeira durante toda a pandemia tem permanecido elevada, bem acima do que estava durante a recessão de 2015-2016”, diz o relatório.
O REF afirma que o risco sistêmico aumentou durante a pandemia, mas tem se reduzido nos últimos meses.
“Bancos centrais estrangeiros implementaram programas para garantir o regular funcionamento dos mercados financeiros, favorecendo a preservação da liquidez e do capital das instituições financeiras”, diz o documento.
Segundo o BC, diversas jurisdições implementaram programas para facilitar o financiamento a empresas não financeiras e flexibilizar temporariamente aspectos da regulação bancária.
Pixabay

