Crédito ampliado ao setor não financeiro sobe 1,5% em março e 16,9% em 12 meses
Medida mais abrangente inclui não apenas empréstimos e financiamentos, mas também o mercado de capitais e empréstimos externos O crédito ampliado ao setor não financeiro teve alta de 1,5% entre fevereiro e março, informou nesta quinta-feira o Banco Central (BC). Em 12 meses, a alta foi de 16,9%.
Essa é considerada pelo BC a medida mais abrangente do crédito, já que inclui não apenas empréstimos e financiamentos, mas também o mercado de capitais e empréstimos externos.
Leia também: Estoque de crédito sobe 1,5% em março. concessões crescem 29,7%
Com os resultados do mês passado, o crédito ampliado atingiu R$ 12,5 trilhões, o equivalente a 165,4% do Produto Interno Bruto (PIB).
Segundo o BC, a variação mensal refletiu, principalmente, o crescimento do saldo de empréstimos, tanto aqueles tomados no mercado doméstico quanto aqueles que integram a dívida externa.
Já a variação em 12 meses é influenciada pelo crescimento da carteira de títulos públicos, assim como pelo crescimento da carteira de empréstimos nesse período, disse.
O crédito ampliado às pessoas jurídicas cresceu 2,8% no mês e 12,4% em 12 meses. No caso das famílias, as altas foram de 1% e 11,6%, respectivamente.
Marcos Santos/USP Imagens

