Yellen nomeará diretor do Fed para comandar supervisão de grandes bancos
Michael Hsu deve assumir interinamente o comando do Gabinete do Controlador da Moeda A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pretende indicar um dos principais diretores do Federal Reserve (Fed) para assumir interinamente o cargo de controlador da Moeda, responsável pela supervisão das maiores instituições financeiras do país, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.
Yellen deve nomear Michael Hsu, diretor associado da Divisão de Supervisão e Regulação Bancária do Fed, como primeiro-vice controlador. Desta forma, ele se tornaria interinamente o chefe do Gabinete do Controlador da Moeda (OCC, na sigla em inglês).
Espera-se que Yellen faça o anúncio nas próximas semanas. Blake Paulson, atual controlador em exercício, permanecerá na agência como diretor de operações, disse a fonte.
Divulgação
Atualmente, Hsu participa do trabalho de liderar a supervisão do Fed aos maiores bancos dos EUA, como Goldman Sachs, Morgan Stanley e Wells Fargo. Ele também desempenhou um papel na resposta à implosão da Archegos Capital Management. Como diretor associado, ele ocupa uma das posições mais importantes do banco central americano.
O OCC tem cerca de 3,5 mil funcionários e é independente do Departamento do Tesouro. A agência supervisiona cerca de 1,2 mil bancos, que, juntos tem US$ 14 trilhões em ativos, cerca de dois terços do sistema bancário dos EUA.
O órgão possui supervisores dentro de grandes firmas financeiras, o que o torna um dos reguladores mais poderosos do país, ao lado do próprio Fed e do Federal Deposit Insurance Corp.

