Walmart vai criar uma fintech, monetizando sua escala além do varejo

O Walmart está se juntando à Ribbit Capital — a gestora de venture capital que investiu na Robinhood — para criar sua própria fintech, num movimento que busca extrair mais valor dos milhões de americanos que compram diariamente em suas 4.700 lojas.O anúncio foi feito ontem à noite, depois do fechamento do mercado, e a ação do Walmart abriu hoje com uma leve alta de 1%. A parceria vai unir o conhecimento de varejo e a escala do Walmart com a expertise da Ribbit na criação de serviços financeiros. Além da Robinhood — a corretora online que ‘gamificou’ o investimento em ações — a Ribbit já investiu na Affirm, uma startup de empréstimos parcelados, e na Credit Karma, que oferece a checagem do score de crédito como um serviço gratuito. O Walmart não revelou o nome da fintech nem os serviços que prestará, mas disse que ela vai desenvolver produtos financeiros “únicos e acessíveis”. Segundo a companhia, parte do crescimento da nova empresa deve vir por meio de parcerias e aquisições de outras fintechs. A nova fintech será controlada pelo Walmart e diversos executivos da empresa vão compor o conselho, incluindo o CFO Brett Biggs e o CEO do Walmart USA, John Furner. “Por anos, milhões de consumidores colocaram sua confiança no Walmart não apenas para economizar dinheiro em suas compras como para ajudá-los com suas necessidades financeiras,” Furner disse num comunicado. “E eles deixaram claro que querem mais da gente na área dos serviços financeiros.”O Walmart disse que está mirando principalmente na parcela de consumidores desbancarizados — cerca de 6% dos americanos adultos — e nos chamados “underbanked”, aqueles que têm uma conta bancária mas também usam serviços financeiros alternativos. Esse perfil de cliente representa 16% dos americanos, segundo o Walmart, e tem mais propensão a adotar novas tecnologias. A criação de uma fintech é o mais recente exemplo dos esforços de transformação digital do Walmart, que comprou a Flipkart na Índia e tentou comprar a operação do TikTok nos EUA. Recentemente, o Walmart também lançou uma rede de clínicas, a Care Clinic, e está entrando em planos de saúde. Mas esta não será a primeira investida da varejista em serviços financeiros. Há algum tempo, o Walmart já oferece a seus clientes o ‘MoneyCard’, um cartão de débito pré-pago com ferramentas de gestão de recursos, bem como planos alternativos de pagamentos para consumidores com orçamento curto.

Share