CIP movimenta mais de R$ 14 trilhões

Focada na inovação do sistema financeiro, Câmara Interbancára de Pagamentos realizou mais de 28 bilhões de transações financeiras apenas em 2020 Toda vez que você paga um boleto, na tela do seu smartphone, ou utiliza um banco diferente daquele que emitiu o documento, está acessando uma infraestrutura de dados complexa. Essa mesma rede de apoio permite pedir empréstimo consignado, fazer a portabilidade do salário e consultar seu score de crédito. Combina, assim, infraestrutura sólida e capacidade de inovação para levar o sistema bancário a explorar toda a sua potencialidade, disponibilizando os serviços de ponta para todos os cidadãos.
Tal suporte, que garante comodidade e segurança, é fornecido pela Câmara Interbancária de Pagamentos, a CIP. Ou seja: você não percebe, mas a CIP faz parte do seu dia a dia. E essa atuação se traduz em números expressivos: a CIP está conectada a mais de 1.400 instituições autorizadas a funcionar no mercado financeiro. Em 2020, realizou 28,2 bilhões de operações, que movimentaram R$ 14,9 trilhões.
“Nossa missão é prover cidadania financeira para as pessoas, com transparência, conveniência e segurança”, explica o superintendente da instituição, Joaquim Kiyoshi Kavakama.
Surgida há 20 anos, a CIP é uma associação sem fins lucrativos que integra o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Desde suas origens, a instituição tem em seu DNA o foco em melhorias contínuas. O pagamento de boletos atrasados, de outras instituições bancárias e de forma digital surgiu há três anos, apesar de os boletos existirem há mais de 30. A portabilidade de salário, que evita que o trabalhador precise abrir uma nova conta bancária toda vez que muda de emprego, também é um benefício desenvolvido recentemente.
“Garantir a interoperabilidade entre as instituições, validando todas as transações e garantindo que o dinheiro siga sempre para o destino correto, sem fraudes, é resultado de um trabalho intenso”, explica Kavakama.
NOVAS FRENTES
E a CIP prossegue desenvolvendo esse papel decisivo para o processo de bancarização do brasileiro. A segurança de suas plataformas facilita a entrada de bancos digitais e fintechs no mercado, garantindo processos confiáveis e respeitando transparência, governança e alinhamento com o regulador.
Esse trabalho prossegue, com a busca constante por melhorias para a população em novas frentes, como o open banking, a registradora de cartões e a plataforma de arrecadação para contas de consumo e tributos. “Estamos fazendo um trabalho grande para mudar para o ágil”, anuncia Kavakama. “A vocação da CIP é ser uma empresa
viabilizadora de um ecossistema digital. Queremos continuar conectando instituições financeiras, empresas e pessoas.” O futuro está se aproximando rapidamente e a CIP está preparada para ele.

Share