Vallourec anuncia ampliação de atividades no Brasil
A companhia anunciou que está iniciando processo de alienação dos ativos na Alemanha A Vallourec, fabricante de tubos, anunciou na quarta-feira em seu balanço trimestral que pretende ampliar a capacidade produtiva da empresa no Brasil, reforçando suas atividades voltadas para a indústria de óleo e gás. A companhia também anunciou que está iniciando processo de alienação dos ativos na Alemanha.
A Vallourec é uma empresa francesa fabricante de tubos, fornecendo principalmente para a indústria de óleo e gás, possuindo grande atividade no Brasil, com oito instalações industriais no país.
Além do balanço e da revisão de operações, a companhia também anunciou a redução de previsão de resultados no ano de 2021, em meio à queda nos preços do minério de ferro, de acordo com os analistas do banco de investimentos Jefferies.
Reprodução/Facebook Vallourec
Entre as projeções, a companhia espera um lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) na faixa inferior entre 475 milhões e 525 milhões de euros. A empresa também espera um fluxo de caixa livre negativo entre 300 milhões e 380 milhões de euros, número pior do que a orientação anterior, impulsionado por estoques mais elevados, o que é uma indicação positiva da demanda nos próximos trimestres, segundo o Jefferies.
A Vallourec reportou na noite de ontem um prejuízo líquido de 7 milhões de euros no terceiro trimestre de 2021, uma queda de 90% na comparação com o prejuízo obtido no mesmo período do ano anterior, de 69 milhões de euros.
A receita, no entanto, avançou 16% no mesmo período para 834 milhões de euros, enquanto o Ebitda cresceu 80%, para 128 milhões de euros.
Segundo o relatório da empresa, com a mudança de produção para o Brasil, a companhia espera obter 130 milhões de euros em Ebitda diante das economias nos processos, na comparação com as unidades da Alemanha.
Ainda com relação às operações na Alemanha, a companhia pretende receber propostas até o segundo trimestre de 2022. Caso não consiga encontrar um comprador, a Vallourec buscará alternativas, que incluem um possível fechamento.
“Essa mudança levará nossas operações brasileiras a fornecer toda a gama de nossa oferta premium aos clientes locais e mercados internacionais e permitir que a Vallourec se beneficie totalmente de sua extrema competitividade, bem como suas menores emissões de CO2”, afirmou o presidente Edouard Guinotte.

