Manhã no mercado: Ativos de risco começam no campo positivo em dia de agenda fraca
Investidores tendem a continuar com a atenção voltada os dados de inflação publicados nos últimos dias nos Estados Unidos Os ativos de risco começaram a sexta-feira em campo firme, com as bolsas da Europa e os futuros das americanas operando em alta. A agenda do dia é relativamente fraca no Brasil, enquanto no exterior o foco deve ficar principalmente no indicador de confiança do consumidor americano. Além disso, investidores tendem a continuar com a atenção voltada os dados de inflação publicados nos últimos dias nos Estados Unidos, que aumentaram a expectativa por uma alta de juros menos agressiva na próxima reunião do Federal Reserve (Fed, banco central americano), em setembro.
Hoje, o índice de confiança do consumidor, que será divulgado às 11h (de Brasília) pela Universidade de Michigan, é o dado mais importante do dia a ser acompanhado pelos agentes, especialmente por revelar a dinâmica das expectativas de inflação de curto e de médio prazo. O comportamento da inflação prospectiva deve ajudar o mercado a guiar as apostas para a decisão do Federal Reserve (Fed) de setembro.
O índice de preço ao produtor (PPI) dos Estados Unidos, divulgado na quinta-feira com resultado abaixo do previsto, reforçou a expectativa de arrefecimento da inflação no país e manteve a expectativa de que o Fed faria uma alta mais suave da taxa de juros já na próxima reunião. Hoje pela manhã, a probabilidade implícita de alta de 0,50 ponto porcentual em setembro era de 61,5%, enquanto a de avanço de 0,75 ponto ficava em 38,5%, conforme os futuros dos Fed funds.
Na Europa, dados divulgados hoje indicam firmeza na atividade econômica. Mais cedo, o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) informou que o PIB do Reino Unido caiu 0,1% no segundo trimestre deste ano em comparação com os três meses anteriores. Alguns analistas projetavam um recuo maior, de 0,2%. Na zona do euro, a produção industrial subiu 0,7% em junho ante maio, mais do que o 0,1% esperado por analistas.
Ambos os dados, que indicam atividade firme, dão força às ações, enquanto o desempenho de bonds no dia é misto. Commodities como ouro e petróleo operam em baixa, mas caminham para um avanço no acumulado da semana.
Burak Kebapci/Pexels

