Santander vai ratificar cisão da Getnet em assembleia no fim de março

O banco pretende listar a adquirente na bolsa até o terceiro trimestre deste ano
Imagem retirada do Facebook / Getnet
O Santander convocou uma assembleia geral extraordinária (AGE) para 31 de março, na qual pretende ratificar a cisão parcial de sua subsidiária Getnet. A proposta de segregação da participação acionária do grupo na adquirente foi aprovada pelo conselho de administração em 25 de fevereiro.

Segundo o Santander, o objetivo é “possibilitar que a Getnet possa explorar o pleno potencial dos seus negócios, como parte da estratégia do grupo Santander de concentrar os negócios de tecnologia e meios de pagamento do grupo na PagoNxt, uma nova plataforma global de meios de pagamento focada em tecnologia”.
Conforme o banco, a cisão parcial “permitirá que a Getnet tenha acesso direto ao mercado de capitais e outras fontes de captação de recursos”. O Santander pretende listar a adquirente na bolsa até o terceiro trimestre deste ano. A instituição informou no início de fevereiro que, após a cisão, vai atribuir aos acionistas a participação proporcional à que têm no banco.

O presidente do Santander Brasil, Sergio Rial, afirmou em teleconferência com analistas que a operação não seria um IPO, porque o banco não pretende fazer uma oferta primária nem vender ações que já detém. Segundo o executivo, a ideia é que o controlador e os minoritários da instituição financeira tenham as ações da Getnet.

No comunicado, o Santander informa que, “em decorrência e no âmbito da cisão, os acionistas da companhia receberão, conforme aplicável, ações ordinárias, ações preferenciais, certificados de depósito de ações (‘units’), cada certificado representando uma ação ordinária e uma ação preferencial de emissão da Getnet, e/ou American Depositary Shares (‘ADS’)”.
Segundo o banco, “cada um representando uma unit Getnet, à razão, nesta data, de 0,25 ação ordinária, ação preferencial, unit ou ADS, conforme o caso, de emissão da Getnet para cada 1 ação ordinária, ação preferencial, unit ou ADS de emissão do Santander”.

Os acionistas do banco, se aprovada a cisão, vão continuar a deter a mesma participação societária que detêm no Santander e passarão a ser também acionistas da Getnet.

O documento explica ainda que será solicitada a listagem das ações e units e dos ADS de emissão da Getnet, respectivamente, no segmento tradicional da B3 e na Nasdaq Stock Market.

Share