Genesis pede mais tempo para corrigir problemas com empréstimo cripto
Empresa afirma que fez progressos no refinamento de seus planos de negócios para as ofertas de seus clientes, incluindo redução de custos e aumento de eficiência A corretora de criptoativos Genesis informou, em um novo comunicado aos clientes, que precisará de mais tempo para encontrar uma solução para os problemas em sua unidade de empréstimo.
“Embora estejamos comprometidos em agir o mais rápido possível, este é um processo muito complexo que levará algum tempo adicional. Acreditamos que podemos chegar a uma solução”, escreveu o CEO interino Derar Islim em uma carta vista pela Bloomberg News. “Continuaremos a fornecer atualizações sobre desenvolvimentos significativos, incluindo atualizações sobre o tempo que isso levará.”
O colapso repentino da FTX, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, no final de 2022 agitou o mercado de ativos digitais e desencadeou uma crise de liquidez na Genesis. A empresa tem tentado levantar dinheiro novo para sua unidade de empréstimo, embora alguns investidores abordados tenham recusado participar do socorro por causa da ligação da Genesis com outras entidades que fazem parte do Digital Currency Group (DCG) de Barry Silbert, informou a Bloomberg News recentemente.
No início desta semana, o empresário de ativos digitais Cameron Winklevoss acusou Silbert de “táticas de má fé” ao relacionar recursos de seu conglomerado ao problema na Genesis. Winklevoss disse que Silbert deixou desnecessariamente US$ 900 milhões em ativos de clientes no limbo desde o colapso da FTX.
A Gemini Trust Co., fundada por Winklevoss e seu irmão gêmeo Tyler, interrompeu os resgates de um produto de empréstimo chamado Earn, que oferecia aos investidores o potencial de gerar até 8% de juros a partir de suas moedas digitais. Fazia isso emprestando os tokens à Genesis Global Capital. Silbert negou as acusações.
Islim acrescentou na carta que a Genesis continua trabalhando com seus consultores e em colaboração com o Digital Currency Group (DCG) e consultores nomeados por vários grupos de clientes “para avaliar opções para preservar os ativos dos clientes e levar os negócios adiante”. Ele acrescentou, também, que a Genesis fez progressos no refinamento de seus planos de negócios para as ofertas de seus clientes, incluindo redução de custos e aumento de eficiência em suas linhas de negócios.
As divisões de derivativos e negociação à vista da Genesis estão totalmente operacionais, disse Islim. A Genesis suspendeu os resgates e novas originações de empréstimos em novembro.
“Ao começarmos 2023, continuamos a oferecer aos clientes o serviço de luva branca que sempre temos em nossos negócios comerciais e agradecemos a paciência de nossos clientes de empréstimos à medida que avançamos em direção a uma solução equitativa”, disse Islim na carta.
–Com assistência de Olga Kharif.

