IDC prevê diminuição do mercado TI mundial em 2023

Pelo quinto mês consecutivo, a International Data Corporation (IDC) reduziu sua previsão para 2023 para os gastos mundiais com TI, pois os investimentos em tecnologia continuam a mostrar o impacto de uma economia enfraquecida. Em sua nova previsão mensal para o crescimento mundial dos gastos com TI, a IDC projeta um crescimento geral este ano em moeda constante de 4,4%, para US$ 3,25 trilhões. Isso está ligeiramente abaixo dos 4,5% na previsão do mês anterior e representa uma oscilação em relação à previsão de crescimento de 6,0% em outubro de 2022.

Desde o quarto trimestre do ano passado, vimos sinais claros e mensuráveis de uma retração moderada em algumas áreas de gastos com TI, disse Stephen Minton, vice-presidente do grupo de pesquisa Data & Analytics da IDC. “Os gastos com tecnologia permanecem resilientes em comparação com recessões econômicas históricas e outros tipos de gastos empresariais, mas o aumento das taxas de juros agora está impactando os gastos de capital”.

Após reduções nas previsões de PC há um mês, a IDC agora reduziu suas expectativas para algumas categorias adicionais de hardware, incluindo servidores, dispositivos vestíveis e periféricos. As previsões foram reduzidas para investimentos em infraestrutura local por compradores corporativos, enquanto as implantações de nuvem e provedor de serviços permanecem mais resilientes em geral.

Os gastos com provedores de serviços ainda estão enfraquecendo em relação aos máximos do ano passado, à medida que o setor se ajusta ao crescimento pós-COVID mais lento, mas os investimentos planejados por provedores de nuvem e hiperescala se mantiveram desde o mês passado. A forte demanda por serviços de nuvem continua impulsionando o crescimento, apesar das pressões inflacionárias, mas os gastos fora da nuvem devem diminuir.

O impacto mais significativo continua concentrado nos mercados de consumo, com os gastos de TI do consumidor agora previstos para cair 2% este ano, disse Minton. Este será o segundo ano consecutivo de queda nos gastos com tecnologia do consumidor, uma grande mudança em relação ao crescimento do consumo de 18% em 2021. Por outro lado, a demanda corporativa por nuvem e transformação digital permanece forte, apesar dos ventos econômicos contrários.

Pela primeira vez, a previsão do Black Book mundial deste mês inclui divisões de canais na atualização de março de 2023. Isso mostra que, embora os gastos diretos com TI devam crescer 6,4% no geral em 2023, os gastos indiretos por meio de provedores de canal aumentarão apenas 2,5%, pois o aperto de crédito afeta empresas menores e consumidores em sua capacidade de financiar investimentos em tecnologia.

Revendedores que ainda obtêm grande parte de sua receita de infraestrutura local e PCs estão enfrentando condições de mercado difíceis este ano, disse Minton. “Enquanto isso, infraestrutura, software e serviços em nuvem estão crescendo mais lentamente do que há um ano, mas continuam respondendo por uma parcela maior dos gastos totais com TI e reforçando o senso geral de resiliência que o setor ainda desfruta”.

The Worldwide Black Book: Live Edition é a análise mensal da IDC sobre o status e o crescimento projetado da indústria mundial de TIC em 86 regiões geográficas. Como referência para dados de mercado consistentes e detalhados em seis continentes, o Worldwide Black Book: Live Edition oferece um perfil em tempo real do mercado de TIC em cada um dos países onde a IDC está atualmente representada.

Share