BC prevê para este ano lançamento de conta salário no Pix
As transferências via Pix usando a conta salário serão autorizadas até o fim de 2021
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As transferências via Pix usando a conta salário serão autorizadas até o fim do ano, afirmou nesta quinta-feira o diretor de organização do sistema financeiro e resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello. Ele participou da abertura da 12ª reunião plenária do Fórum Pix.
Outra novidade a ser implantada em 2021 será a integração dos aplicativos dos participantes com a lista de contatos nos smartphones. A medida visa facilitar a identificação entre os contatos de quem possui chave Pix registrada.
Além disso, haverá a criação de mecanismo de devolução de recursos pelas empresas Prestadoras de Serviços de Pagamentos (PSPs), em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes.
Enfatizo que esse mecanismo de devolução é mais uma inovação que será agregada às regras Pix e proverá uma proteção adicional para os usuários, afirmou. Além disso permitirá uma maior eficiência no processo de devolução de recursos indevidamente creditados.
Em seu discurso, Pinho de Mello voltou a destacar o sucesso do Pix em sua fase inicial, afirmando que neste mês a quantidade de transferências por meio do sistema ultrapassou a quantidade de TEDs e DOCs somados.
Segundo ele, atualmente 40 instituições estão em processo de adesão ao Pix.