BTG (BPAC11) anuncia projeto para reflorestar áreas que podem movimentar US$ 1 bi em 5 anos na AL
Nesta quarta-feira (27), o Timberland Investment Group (TIG), grupo de gestão de investimentos em florestas detido pelo BTG Pactual (BPAC11), anunciou um projeto com a organização ambiental Conservação Internacional (CI) para reflorestamentos na América Latina.
O acordo pretende movimentar US$ 1 bilhão ao longo de cinco anos, principalmente em compras de terras desmatadas.
O TIG pretende direcionar os recursos para adquirir propriedades desmatadas na América Latina, a começar por Brasil, Uruguai e Chile, onde milhões de hectares de terras desflorestadas podem ser recuperadas.
A organização ambiental CI vai atuar como conselheira técnica do TIG na chamada estratégia Landscape Capital, para compra de terras desmatadas e reflorestamento com mata nativa, disse o banco de investimento em nota.
Todas as propriedades serão certificadas pelo Forest Stewardship Council, entidade reconhecida como padrão independente e terceirizado de sustentabilidade.
Como parte da estratégia mais ampla, o TIG também investirá no desenvolvimento de instalações de processamento que terão como alvo produtos florestais que geram impactos positivos para o clima, tais como madeira maciça que pode armazenar carbono sequestrado da atmosfera e para substituir materiais intensivos de carbono não renováveis.
Além de plantar milhões de árvores com manejo sustentável em florestas comerciais certificadas, há o plano de também fornecer milhões de toneladas de compensação de emissões de carbono e apoiar o desenvolvimento inclusivo das comunidades locais.
Com informações de Reuters.