Crescimento dos serviços digitais atinge até mesmo os consumidores desbancarizados

Consumidores desbancarizados estão entre os impactados pelo forte crescimento dos serviços digitais, ocorrido no ano de 2020. É o que revela um estudo encomendado pela FIS, e realizado pelo Ipsos, com dois mil brasileiros de diferentes gerações. A pesquisa ‘Pace Pulse Brasil’ indica que, desde o início da pandemia de covid-19, 11% dos brasileiros sem conta em banco usaram serviços de entrega via aplicativos e 15% para delivery de compras de supermercado. Para o executivo da FIS, Marcelo Goes, a pandemia acelerou um processo que já estava em andamento – a migração para os canais digitais. “Todas as gerações estão fazendo este movimento e acessando variados serviços digitais e, assim como em outros países do mundo, o público desbancarizado está sendo cada vez mais atendido por ferramentas digitais”. O estudo mostra ainda o impacto da pandemia nas finanças dos brasileiros: metade deles está enfrentando problemas financeiros como redução de salário (28%), bônus adiados (14%), adiamento de promoção (7%) ou perda do emprego (11%). Hoje, 34% dos consumidores está enfrentando forte instabilidade financeira em função da pandemia, e estes afirmam que não conseguem pagar as contas dentro do mês, em função da redução de receita. Já as famílias mais instáveis financeiramente são as desbancarizadas, com 24% afirmando que já não conseguem pagar suas contas, seguidas por consumidores que usam varejistas para seus serviços bancários e financeiros.

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