Estudo da Visa mostra variação de interesse por canais e formas pagamentos

Consumidores estão se expondo mais e supermercado é o lugar preferido para fazer compras A terceira rodada do Visa COVID-19 Consumer Sentiment, estudo sobre as preferências dos consumidores durante a pandemia na América Latina e no Caribe, revela que, apesar das constantes preocupações com a saúde, eles estão se aventurando a sair mais do que antes e que, para 83% dos pesquisados, o supermercado é o lugar preferido para fazer compras.
As lojas de departamento são o segundo lugar mais visitado pelos consumidores latino-americanos, seguidas das instituições financeiras. De acordo com a pesquisa, o consumo também subiu: 66% dizem ter gastado o mesmo ou mais nos últimos três meses, ante 49% em julho.
Conforme o levantamento, os gastos nos estabelecimentos comerciais aumentaram e as pessoas têm preferido usar cartão a dinheiro em espécie – 74% disseram usar cartão de débito e 53%, dinheiro.
O uso das formas físicas de pagamento tem diminuído à medida que os consumidores alteram suas preferências para o pagamento por aproximação e carteiras digitais.

Marcelo Camargo/ABr
Os consumidores estão aprendendo a viver em um ambiente mais dinâmico e fragmentado. Eles saem mais e procuram formas mais seguras e inteligentes de comprar e pagar, disse Vanesa Meyer, vice-presidente de Inovação da Visa América Latina e Caribe.
As mudanças de comportamento provocadas pela pandemia, que antes pareciam temporárias, estão se tornando permanentes, fazendo surgir um novo perfil. Um consumidor que compra em qualquer lugar e a qualquer momento, especialmente se houver opções de pagamento por aproximação disponíveis.
Quando indagados sobre seus dez últimos pagamentos em um estabelecimento comercial físico, 48% dos consumidores disseram ter usado o pagamento por aproximação (cartões, carteiras digitais e acessórios inteligentes) ante 23% em abril. As carteiras digitais continuam ganhando terreno e 20% dos consumidores dizem usá-las nos pontos de venda.
A Visa avaliou que a tendência de pagamentos por aproximação confirma os padrões de consumo observados entre os portadores de cartão. Em novembro, a penetração dos pagamentos por aproximação na América Latina e no Caribe ultrapassou a marca de 15%, o que representa um crescimento anual de 130% na comparação com o mesmo mês de 2019.
O estudo também descobriu que o interesse pelo comércio eletrônico continua forte – quase metade dos consumidores disseram comprar pela internet uma ou mais vezes ao mês, ao passo que 71% planejavam manter a atual frequência de compras online.
Além de terem aumentado o uso de cartões de crédito e débito, os consumidores também disseram estar usando cada vez mais as carteiras digitais nas compras pela internet (26%), pois as consideram os métodos mais seguros para pagar online.
A demanda e a confiança em novas tecnologias de pagamento também estão crescendo, como indicado na pesquisa. Setenta e oito por cento deles disseram planejar usar novas tecnologias de pagamento no futuro e esperam inovações como compras em redes sociais, pagamentos via aplicativo de mensagem, biometria, criptomoedas entre outras formas.

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