FMI aponta Bernard Lauwers como novo diretor financeiro do órgão
O novo executivo vai suceder Andrew Tweedie, que anunciou sua saída da entidade em fevereiro A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, vai apontar o belga Bernard Lauwers como novo diretor do departamento de Finanças do órgão. O novo executivo vai suceder Andrew Tweedie, que anunciou sua saída da entidade em fevereiro.
Lauwers deve assumir o cargo em 21 de abril. O novo diretor de Finanças do fundo é um executivo sênior financeiro com mais de 30 anos de experiência em instituições globais do setor privado.
Georgieva afirmou que Lauwers “demonstrou habilidade como um pensador e executivo de vanguarda e será instrumental em nos ajudar a continuar a responder à evolução das necessidades dos membros, em linha com nosso mandato, enquanto assegura a gestão e controles efetivos de nossos recursos financeiros”.
Lauwers chegou ao fundo vindo do Banco Mundial, onde foi o vice-presidente e controller de 2014 a 2019. Também ocupou a função de vice-presidente com atribuição especial, liderando as principais iniciativas relacionadas às instituições tais como a transição da Libor e a adoção do relato integrado.
Ao longo de 2019, Lauwers atuou no FMI como diretor-gerente assistente e executivo-chefe financeiro (CFO), responsável por supervisionar relatórios financeiros, gestão de riscos e a mobilização sustentável dos recursos financeiros.