Metade dos brasileiros quer Open Banking, apesar de pouco conhecê-lo

Segundo estudo da Boa Vista, brasileiros estão dispostos a ceder seus dados caso consigam melhores condições na contratação de crédito
Uma pesquisa realizada pela Boa Vista concluiu que o brasileiro ainda não tem muito conhecimento sobre o Open Banking, regulamentado em 2019 e que passou pela sua fase final de implementação em maio de 2022. Metade dos entrevistados afirmou ter pouco ou quase nenhum conhecimento sobre o sistema de compartilhamento de dados financeiros.

Enquanto 29% indicaram já ter ouvido falar e ter algum conhecimento. Apenas 21% consideraram conhecer o tema suficientemente.

Apesar dessa realidade, 49% dos respondentes indicaram que pretendem aderir ao compartilhamento de dados via Open Banking. Entre a parcela (51%) que se declarou indecisa, os principais motivos para a hesitação são o receio sobre o sistema de Open Banking (27%). falta de clareza sobre como poderão ter acesso aos benefícios (23%). dúvidas sobre como as informações serão compartilhadas e utilizadas (20%). ocorrência de fraude (20%). e por se tratar de um serviço não obrigatório (10%).

Share