Número de negativados bate novo recorde em maio, com 66,6 milhões de CPFs, aponta Serasa

Segundo o levantamento, é o maior número da série histórica iniciada em 2016. São Paulo concentra o maior número de inadimplentes, com 15,6 milhões, seguido pelo Rio – 6,7 milhões O número de brasileiros negativados atingiu em maio novo recorde, segundo a Serasa Experian. No quinto mês do ano, 66,6 milhões de CPFs estavam inadimplentes na base do birô de crédito.
De acordo com a empresa, é o maior número da série histórica iniciada em 2016. A comparação anual, com maio do ano passado, mostra aumento de 4 milhões de nomes negativados.
A análise por setor registrou que o maior volume de dívidas negativadas está no segmento de bancos e cartões, com 28,2% do total. Em seguida estão as contas básicas como água, luz e gás agrupadas na área de serviços públicos, com 22,7%. Em terceiro lugar ficam os setores de varejo e financeiras, com 12,5% cada um.
Em termos de região, São Paulo concentra o maior número de inadimplentes (15,6 milhões), seguido pelo Rio de Janeiro (6,7 milhões), Minas Gerais (6,3 milhões), Bahia (4,1 milhões) e Paraná (3,5 milhões).
Análise por setor registrou que o maior volume de dívidas negativadas está no segmento de bancos e cartões, com 28,2% do total
Marcos Santos/USP Imagens

Share