Pix é usado por mais jovens, mostra estudo do Nubank

Comportamento novo foi o aumento das transferências fora do horário comercial, um dos grandes diferenciais do Pix Pesquisa feita pelo Nubank com sua base de clientes que utilizaram o Pix mostra que o novo sistema de pagamentos instantâneos capitaneado pelo Banco Central foi mais usado nas transferências do que as TEDs e se popularizou mais rápido entre os usuários mais jovens. Comportamento novo foi o aumento das transferências fora do horário comercial, um dos grandes diferenciais do Pix.

O levantamento, feito entre os dias 05 de outubro de 2020 (durante a fase de testes pré-lançamento do meio de pagamento, que ocorreu em 16 de novembro) até 05 de janeiro de 2021, entre os clientes Nubank que usaram o Pix nesse período, o arranjo foi mais utilizado entre os jovens de 18 a 30 anos de idade, sendo adotado por 20,2% dos clientes nessa faixa etária e mais por pessoas com renda declarada entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, com adoção de 19,1%.

Segundo o estudo, a adesão ao Pix cai à medida que a faixa etária e de renda aumenta: a penetração entre maiores de 60 anos é de 3,3% e de 5% considerando o total de clientes com renda superior a R$ 10 mil. Outro destaque interessante da pesquisa é a descoberta de que usuários de todas as faixas etárias e de renda usaram o Pix ao menos uma vez no período analisado.

O Data Nubank aponta que 49% das transferências por Pix são realizadas fora do horário comercial — depois das 17h em dias úteis ou aos finais de semana. Quase um quinto (18%) são feitas no fim de semana. “Portanto, o Pix tem proporcionado mais liberdade e flexibilidade ao usuário, que não precisa mais ficar restrito aos horários limitados dos métodos tradicionais de pagamento para conseguir fazer uma transação”, aponta o estudo.

O Pix é majoritariamente usado via transferência entre pessoas físicas (92%), as chamadas P2P, de acordo com o levantamento — o que aponta um enorme potencial de crescimento para outros formatos de utilização, como o QR Code entre duas pessoas. Hoje, a funcionalidade é predominantemente usada por lojistas.

O meio de pagamento é ainda mais popular no Centro-Oeste e Norte, sendo adotado por 20,2% e 19,6% dos moradores dessas regiões, entre os clientes da fintech.

“Pouco mais de três meses após o lançamento do Pix, já é visível o seu impacto no mercado de meios de pagamentos […] No entanto, fica evidente o espaço e potencial que o Pix ainda possui entre os brasileiros – tanto entre usuários pessoa física quanto usuários pessoa jurídica. As funcionalidades do Pix devem ser ampliadas ao longo deste ano e do próximo, ao mesmo passo que seu entendimento e compreensão por parte dos usuários se amplia”, conclui o Nubank, a partir da pesquisa.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

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