Pix fora do ar: transferência grátis não funciona no Nubank, Itaú e outros bancos

O Pix caiu: o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central não funciona para alguns clientes nesta quinta-feira (11). A falha, que já está sendo resolvida, não ficou limitada a apenas uma instituição financeira: não havia como fazer transferências no Nubank, Itaú, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Next, PicPay, entre outros. Enquanto isso, as transações que já haviam sido realizadas demoravam mais de uma hora para serem confirmadas – o normal é até 10 segundos.

Como ver todas minhas chaves Pix cadastradas
Qual a diferença entre a chave e a senha do Pix?

Mais de 133 milhões de chaves Pix foram cadastradas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Pix caiu hoje
O Tecnoblog testou fazer um Pix por volta das 13h (horário de Brasília) em diferentes apps de banco, mas só se deparou com mensagens de erro. “Pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor”, avisava o Itaú. “algo deu errado”, diziam PicPay e Bradesco. Na Caixa, aparecia o seguinte: “sistema temporariamente indisponível”.
O Nubank é mais direto e diz no aplicativo: “Pix fora do ar, faça transferências por TED”. No Twitter, a fintech entra em detalhes: “nosso time identificou uma oscilação e já está trabalhando para resolver, pedimos que aguarde alguns minutos enquanto isso e não repita a operação até que o sistema tenha normalizado”.
Repetimos o teste às 14h45: Itaú, Caixa, BB, PicPay e Bradesco estavam funcionando normalmente. o Nubank ainda exibia a mensagem pedindo para fazer um TED (que também é gratuito).
Pix fora do ar (Imagem: Reprodução)
Os clientes encontravam erros tanto ao usar uma chave Pix, como ao inserir manualmente os dados de agência e conta. Quando a transação era feita, podia surgir o aviso “transferência em processamento”, que às vezes dura mais de uma hora. o diferencial do Pix é justamente o processo ser quase que instantâneo.
“Estou com um Pix em processamento há 1h30, a pessoa não recebe e o valor foi debitado da minha conta”, reclama no Twitter uma cliente do Nubank. “Fiz um Pix da minha conta do PagSeguro pra minha conta do Nubank há uma hora e o dinheiro não entrou”, afirma outra.
Este problema está bem disseminado. algo parecido ocorreu com o Pix em sua estreia em novembro de 2020, quando bancos e fintechs ainda estavam se adaptando à plataforma.
Falha do Pix pode estar no Banco Central
O Nubank afirma que tudo isso ocorreu devido a “uma instabilidade geral no retorno das transferências Pix”, indicando que a falha pode estar nos sistemas do BC que validam as transações. Também há relatos esparsos de que o Registrato não funciona: este serviço permite conferir contas e dívidas feitas no seu CPF e CNPJ.
O Tecnoblog entrou em contato com o Banco Central e atualizará o post com a resposta.
Atualizado às 14h50
Pix fora do ar: transferência grátis não funciona no Nubank, Itaú e outros bancos

Share