Procon multa Banco C6 em mais de R$ 7 milhões por prática abusiva

O Procon-SP informou na manhã desta quinta-feira (21) que multou o Banco C6 em mais de R$ 7 milhões por prática abusiva e outras infrações previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Segundo a nota, consumidores de todo o estado realizaram reclamações de que foram surpreendidos por empréstimos consignados não solicitados e com desconto das parcelas em suas contas destinadas ao recebimento de benefícios de aposentadoria e pensão do INSS. Os clientes relataram que, ao procurarem o C6, não conseguiram resolver a situação.

O Procon-SP informou que, ao conceder empréstimo sem solicitação e fazer o desconto das respectivas parcelas, o Banco C6 cometeu prática abusiva. 

O documento também diz que a empresa se aproveitou da idade e do fato de os consumidores serem titulares de aposentadoria e pensão, usando seus dados pessoais  sem o devido consentimento e transferindo aos consumidores o ônus de comprovar que os contratos não eram válidos.

O banco também foi punido por dificultar ou impedir o cancelamento de contratos e a devida devolução dos valores feitos pela internet ou telefone dentro do prazo de arrependimento legal, que é de sete dias conforme prevê a legislação.

De acordo com o informe, a empresa não prestou as explicações solicitadas pela equipe de fiscalização do Procon-SP.

Share