Rentabilidade dos bancos deve voltar à faixa de 15% a 16% nos próximos anos, diz BC
Relatório de estabilidade financeira mostrou que retorno diminuiu durante crise sanitária A rentabilidade das instituições financeiras deve ficar em torno de 15% a 16% nos próximos anos, afirmou nesta terça-feira o diretor de fiscalização do Banco Central (BC), Paulo Souza.
Nos próximos anos a gente acredita que a rentabilidade tende a voltar à casa de 15%, 16%, disse, em entrevista coletiva após a divulgação do Relatório de Estabilidade Financeira (REF). O documento mostrou que a rentabilidade dos bancos diminuiu com a crise sanitária.
Leia também: Bancos devem ter 1º trimestre forte, mas incertezas persistem
Souza afirmou que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está plenamente preparado para atender a demanda das empresas por crédito.
A gente está preocupado, mas a nossa visão por ora é que o Sistema Financeiro Nacional tem plena condição de atender a demandas por parte das empresas, disse, ao ser questionado sobre o cenário para o crédito com o fim das linhas emergenciais implantadas durante a pandemia.
Segundo o REF, o crédito para empresas tende a desacelerar no primeiro trimestre de 2021 em relação ao ritmo de dois dígitos visto no ano passado.
Caso a gente perceba um agravamento da situação, todas as ferramentas estão disponíveis para serem usadas, afirmou.
Souza destacou positivamente o crescimento econômico da China e dos Estados Unidos. a adaptação de empresas à nova conjuntura, aumentando seu fluxo financeiro mesmo com a segunda onda. as próprias empresas não querendo prorrogar períodos de carência para pagar empréstimos.
O diretor afirmou que as provisões para perdas feitas pelas instituições financeiras em 2020 têm um montante suficiente para honrar até um novo cenário de crise.
Por isso achamos que o nível com despesas de provisão vai ficar próximo a 2018 e 2019, disse.
Nesse cenário base, segundo ele, é possível os bancos voltarem a ter um lucro em termos nominais igual ao que ocorreu em 2019, na faixa de R$ 120 bilhões.

