Santander lança solução de inteligência artificial para ajudar no controle de gastos
Ao acessarem o aplicativo do banco, os correntistas vão receber informações personalizadas a partir de seus hábitos de consumo O Santander está lançando uma solução baseada em inteligência artificial que ajuda o usuário a ter mais controle sobre os seus gastos. Após uma fase de testes, o banco libera o serviço nesta semana para toda a base de clientes pessoas físicas.
Ao acessarem o aplicativo do banco, os correntistas vão receber informações personalizadas a partir de seus hábitos de consumo. A inteligência artificial se baseia em transações do cliente e oferece dicas sobre como melhorar a gestão do seu orçamento.
Desde o projeto piloto, a instituição vem acrescentando novos casos. De 28 temas de consumo lançados inicialmente, hoje são 45. E a ideia é que, até o final do ano, sejam 100. De acordo com o Santander, uma das novidades está relacionada a orientações sobre serviços de assinatura, como streamings de filmes. Uma das formas de interação da inteligência artificial é por meio de um quiz em que a pessoa verifica quanto gasta por mês com esses serviços.
O banco espera uma aceitação expressiva dos correntistas. “Desde que foram lançadas experimentalmente, as dicas de gestão financeira recebem em média cinco vezes mais cliques do que qualquer outra informação disponibilizada no app para pessoas físicas”, diz o banco em nota. Hoje, o Santander registra uma conversão das interações acima de 13%.
A instituição diz que a inteligência artificial deve se expandir ainda mais na medida em que for ligada ao open finance. “Poderemos mapear o comportamento de consumo do cliente em outros ambientes financeiros, que ele nos consentir, e desta forma sermos ainda mais efetivos nos seu assessoramento”, afirma Marcela Ulian, superintendente executiva de Negócios Digitais do Santander, em nota.
No futuro, a ideia é que usuários tenham assessoria financeira contextualizada de acordo com a jornada no aplicativo. Segundo a superintendete, a ferramenta está associada à estratégia do banco “de se tornar a maior empresa de consumo do país”.
divulgação

