Taxas sobem para todas as linhas de crédito em janeiro, diz Anefac

De acordo com o levantamento, janeiro é o segundo mês consecutivo em que há elevação generalizada As taxas de juros cobradas em todas as linhas de crédito, tanto para pessoas física quanto jurídicas, foram elevadas em janeiro, mostra pesquisa mensal da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

De acordo com o levantamento, janeiro é o segundo mês consecutivo em que há elevação generalizada. Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos e pesquisas da Anefac, atribui as altas ao aumento dos juros futuros, a expectativa de novas elevações da taxa básica de juros frente a uma inflação maior e pela perspectiva de elevação dos índices de inadimplência.

“Essa provável inadimplência pode ocorrer por causa do fim das carências nos empréstimos (pausas e carência nas negociações de dívidas), ao desemprego elevado, ao fim do pagamento dos auxílios emergenciais, ao aumento da inflação e seus efeitos na renda, e, por fim, a maior seletividade dos bancos na concessão de crédito”, aponta.

Para os próximos meses, o economista enxerga piora do cenário econômico com maior risco de crédito e da elevação da inadimplência. Com isso, a tendência é que as taxas possam continuar em alta nos próximos meses.

Ann San/Pixabay
A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou elevação de 0,05 ponto percentual no mês passado. Isso corresponde a uma alta de 0,90% no mês (1,19% em 12 meses).

Com a nova elevação, a taxa média para PF passou de 5,56% ao mês (91,42% ao ano) em dezembro de 2020 para 5,61% ao mês (92,51% ao ano) em janeiro de 2021. Trata-se da maior taxa de juros desde julho de 2020.

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma elevação de 0,05 ponto percentual no mês, o que representa uma elevação de 1,74% no mês (2,03% em 12 meses).

Os juros médios de empréstimos para PJ passaram de 2,87% ao mês (40,43% ao ano) em dezembro de 2020 para 2,92% ao mês (41,25% ao ano) em janeiro de 2021. A taxa média é a mais elevada desde agosto do ano passado.

Na comparação anual, em relação a janeiro de 2020, as taxas permanecem em patamares mais baixos. Os empréstimos pessoais oferecidos pelos bancos tiveram taxa média ao mês de 3,18% em janeiro ante 3,38% no mesmo mês de 2020. Já o cartão de crédito aparece com taxa mensal média de 11,19%, ou seja, 0,11 ponto abaixo do primeiro mês do ano passado.

No caso das empresas, os juros médios das operações de capital de giro estavam em 1,03% ao mês em janeiro, ante 1,26% no mesmo mês de 2020. O desconto de duplicatas apareceu com taxa média de 1,20% no primeiro mês deste ano, frente a 1,47% um ano atrás.

Share