Transferências bancárias por WhatsApp vão acelerar ainda mais a popularização do PIX, diz consultor

Ao conceder ontem (30) a autorização para o uso do WhatsApp para realizar a transferência de recursos entre seus usuários, o Banco Central (BC) pode ter dado mais um passo significativo no sentido de massificar o uso do PIX. Apesar de ter alcançado um nível surpreendente de aceitação junto à população, uma recente pesquisa divulgada pela Febraban mostra que mais de um terço da população (38%) ainda não experimentou a novidade. 

Segundo o  CEO da Xsfera, plataforma de serviços especializados de consultoria de negócios e de soluções regulatórias, focada no mercado financeiro e de pagamentos, Fausto Ferraz, o WhatsApp tem o potencial de melhorar ainda mais a experiência do usuário com o PIX uma vez que elimina a necessidade de entrar no ambiente do banco para fazer a transação.  

“A maior facilidade para uso e a capilaridade do WhatsApp certamente contribuirão para popularizar ainda mais os pagamentos instantâneos e fomentar a geração de novos modelos de negócios”, diz. 

Na prática, ontem o Banco Central  anunciou a concessão de autorização para o funcionamento de  dois arranjos de pagamento classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago, domésticos, instituídos pela Visa e pela Mastercard. 

Além disso, o BC anunciou a permissão de funcionamento de uma instituição de pagamentos na modalidade Iniciador de Transações de Pagamentos pela Facebook Pagamentos. Essas medidas são as que  permitem o uso do  WhatsApp para realizar a transferência de recursos entre seus usuários. 

Informações Compliance Comunicação

Share