XP Private cresce no exterior com integração dos serviços ao cliente

Operação nos Estados Unidos triplicou de tamanho nos últimos 24 meses Nos últimos dois anos, a XP Private – braço da XP dedicado aos clientes de alta renda e single family offices – tem registrado crescimento significativo nas suas operações fora do País. E isso graças a uma série de iniciativas, como a contratação de profissionais seniores e o investimento pesado em tecnologia para integrar sistemas e atendimento ao cliente.
Para Beny Podlubny, head global da XP Private, o atendimento a um cliente private passa invariavelmente pela gestão global dos seus investimentos. “Na nossa visão não existe oferecer um serviço private que não seja global. Por isso, buscamos as melhores pessoas e serviços na nossa plataforma internacional, para podermos atender nosso cliente no Brasil ou em qualquer lugar do mundo com altíssima qualidade.”
O resultado deste movimento já começa a aparecer. O escritório dos Estados Unidos, por exemplo, triplicou seu patrimônio nos últimos 24 meses, passando a ter expressiva representatividade para a XP Private. “Queremos nos consolidar como a melhor e mais completa plataforma internacional para o cliente private. Nosso foco é entregar o melhor serviço, sistema e performance para nossos clientes. O crescimento será uma consequência natural”, diz Rodolfo Bastos, head da XP Private US, com filiais em Nova York e em Miami.
Para Artur Wichmann, CIO global da XP Private, um dos diferenciais da XP Private é a visão holística na assessoria ao cliente. “Nós entendemos que o cliente não tem um patrimônio no Brasil e outro internacional. Enxergamos o patrimônio como único, e precisa ser interpretado e pensado de forma global.”
Essa lógica se aplica tanto para um planejamento patrimonial para fins de sucessão e blindagem do patrimônio ou mesmo organização diante dos objetivos da família, quanto para os investimentos financeiros. “Fazemos gestão patrimonial e construímos carteiras de investimentos com rigor acadêmico e décadas de experiência no mercado, visando atender aos objetivos e preferências dos nossos clientes”, ressalta Paulo Leme, chairman do Comitê Global de Alocação da XP Private.
Diversificação saudável
O momento é favorável à procura pela diversificação, apoiada na internacionalização dos investimentos.
Atualmente, os investidores brasileiros mantêm US$ 529,221 bilhões no exterior, segundo dados do Banco Central (BC) de 2019, que registra um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. Foi a primeira vez que o valor aplicado fora do País ultrapassou a marca de meio trilhão de dólares.
Num cenário em que a taxa de juros se mantém em um dígito desde meados de 2017, fica cada vez mais vantajoso investir fora do Brasil. “A bolsa brasileira representa 1,5% da bolsa mundial, e a renda fixa brasileira representa menos de 1% das alternativas de renda fixa globais. Portanto, existe um mundo de oportunidades quando um investidor nacional começa a se interessar em ter um pedaço das maiores empresas do planeta”, diz Wichmann.
Sucesso fora do país se apoia na qualidade do atendimento, do serviço e da tecnologia
Para atender aos processos de investimento no exterior, é fundamental contar com serviço, tecnologia e atendimento global de alta qualidade. A área internacional do Private tem hoje uma equipe com mais de 50 pessoas.
“Comunicação e educação financeira fazem parte do nosso processo. Comunicamos temas complexos de forma simples para oferecer as melhores soluções de investimentos para os objetivos do cliente”, explica Paulo Leme.
Segundo Rodolfo Bastos, existem três benefícios em investir fora do País: “sofisticar a estrutura patrimonial, fazer a proteção cambial e garantir a diversificação de investimento.”
Tudo isso com a vantagem de acessar as informações em um único aplicativo, pelo qual o cliente enxerga o saldo de sua carteira, seja no Brasil ou no exterior, com variações e taxas explicadas e visualização do patrimônio de forma clara.
Como lembra Artur Wichmann, é comum que os investidores mantenham um viés local. “A concentração dos investimentos em seu país de origem é um fenômeno bem documentado em finanças, mas no Brasil esse viés local é extremo. Nosso trabalho é contribuir para que o investidor brasileiro tenha confiança em investir fora montando portfólios mais diversificados e mais próximos do ideal. Nossos diferenciais competitivos são importantes aliados nesse sentido.”

Share