Clientes da Cetelem denunciam fraude em compras no cartão de crédito
Diversos clientes do Banco Cetelem tiveram dores de cabeça ao longo dos últimos dias, porque a instituição financeira aprovou compras indevidas no cartão de crédito que às vezes passam de R$ 1 mil, segundo apurou o Tecnoblog. O atendimento é precário, tanto por telefone como por WhatsApp, e o aplicativo não permite fazer bloqueio temporário. A empresa emite cartões para Americanas, Submarino, Shoptime e outras lojas.
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Site da Cetelem (Imagem: Reprodução)
A fraude é semelhante à que afetou o Nubank e Itaú no ano passado: alguém faz uma compra de valor baixo no cartão de crédito da Cetelem, como se fosse um teste de que está funcionando, e então realiza um pagamento – às vezes de valor muito maior.
O cliente recebe aviso por SMS de que a transação foi aprovada. ela pode demorar até 48 horas para aparecer na fatura do app, mas já compromete o limite disponível. Os golpistas fazem compras que vêm associadas a nomes de empresas como Info Store, Neodent, Nutrição Total, Mel Ideias e até mesmo Livelo – o que não significa que elas estejam envolvidas.
“O Banco Cetelem esclarece que está investigando o caso e que já está atuando para mitigar os impactos aos clientes sem que haja qualquer prejuízo financeiro para os mesmos”, diz a empresa em comunicado ao Tecnoblog.
Ela continua: “o Banco reforça ainda que a segurança de dados dos consumidores é parte fundamental e de extrema importância para as operações da empresa, que investe de forma constante para a garantia de altos níveis de confiabilidade”.
Compra indevida de mais de R$ 1 mil foi aprovada pela Cetelem (Imagem: Reprodução)
Compras indevidas de R$ 1 mil no cartão Cetelem
A situação é grave: o perfil da Cetelem no Reclame Aqui está recebendo mais de dez queixas por hora. O problema é o mesmo relatado por clientes no Twitter: compras indevidas no cartão e dificuldade em contatar o serviço de atendimento.
O Tecnoblog conversou com algumas das pessoas que foram afetadas. Um dos casos que coletamos é o da Aline, que teve uma compra de zero real aprovada na quarta-feira (3). No dia seguinte. chegou uma cobrança de R$ 1.067,50 que também foi aceita em seu cartão Americanas.
Com Alex, ocorreu algo semelhante. Ele tem um cartão Submarino que só havia sido usado duas vezes. hoje, vieram duas transações, a primeira de R$ 8 e a segunda de R$ 1.028,87 – ambas aprovadas. “Eles bloquearam meu cartão, mas ainda não conseguem contestar as compras porque não aparecem no meu extrato”, conta o cliente.
Compra indevida de quase R$ 1 mil em cartão Cetelem (Imagem: Reprodução)
Por sua vez, Vanessa teve uma cobrança de zero real na última quarta e de R$ 979,44 no dia seguinte, em nome de PAG*Pagamentoco. A usuária entrou no site da Cetelem, mas a página não estava funcionando – as informações do cartão Americanas e de lançamentos na fatura não carregavam.
Dificuldade no app e atendimento da Cetelem
Detectada a fraude, é difícil entrar em contato com a Cetelem. Na última quinta, Allan reparou que ocorreram duas transações de valor baixo em seu cartão Shoptime, seguidas por um pagamento de R$ 967,17. “Imediatamente acessei o aplicativo da Cetelem para bloquear o cartão e avisar sobre a clonagem. no entanto, não há nenhuma opção para isso”, ele explica.
O cliente tentou contato via WhatsApp, mas se frustrou com a lentidão. “Demoraram 4 horas para responder, e cancelaram o atendimento porque demorei 4 minutos para responder”, relata Allan. “À noite, tentei novamente. 4 horas de espera, responderam à meia noite acusando erro, só agora de manhã consegui.”
Atendimento pelo WhatsApp pode demorar (Imagem: Reprodução)
O app da Cetelem também não ajuda. “Está muito instável, mais cedo consegui acessar mas agora não entra”, diz Viviane. Ele exibe a mensagem de erro “ocorreu um erro ao carregar suas informações (GCR-0003)”. Mesmo que estivesse no ar, não havia muito o que fazer: não existe a opção de bloqueio temporário, e só é possível cancelar o cartão via atendimento.
App da Cetelem fora do ar (Imagem: Reprodução)
Lucas, um dos que avisou sobre o problema ao Tecnoblog, tem dois cartões da Cetelem – um das Americanas, outro do Submarino – e ambos sofreram com compras indevidas em valores de até R$ 1.028,86.
O atendimento demorou: “longas 5 horas de tentativas até conseguir falar com alguém para realizar o bloqueio”, ele diz. Isso foi para um dos cartões. para o outro, ele entrou em contato hoje às 8h, e não obteve resposta até as 12h.
Cetelem pode responder via Twitter
Cetelem responde via Twitter (Imagem: Reprodução)
O cliente Andrews também se queixa do suporte: “a área de fale conosco não funciona e o telefone ninguém atende, você fica na espera eterna. me responderam no Twitter depois de algumas hora pra falar que iam mandar um cartão novo”.
Encontramos várias situações em que recorrer ao Twitter, via DM, foi a única forma de receber uma resposta. Quando isso dá certo, esta é a mensagem enviada pela Cetelem: “solicitamos a contestação das compras, o prazo para análise é de até 5 dias úteis. Por motivos de segurança, bloqueamos o seu cartão e solicitamos o reenvio de um novo sem custo nenhum para você”.
A Cetelem é banco parceiro de alguns supermercados e lojas de construção. No entanto, basicamente todos os casos que encontramos envolvem cartões emitidos para clientes do Submarino, Americanas e Shoptime. Diversos clientes relatam que só usavam o cartão na respectiva loja. Elas pertencem à B2W. entramos em contato com a empresa para obter um posicionamento.
Clientes da Cetelem denunciam fraude em compras no cartão de crédito